Vantagens e Desvantagens da Linguagem Python

vantagens-e-desvantagens-da-linguagem-Python

Neste Post eu vou mostrar algumas vantagens e desvantagens da linguagem Python, de acordo com a minha experiência pessoal, e vou mostrar também algumas características dessa linguagem de programação.

Confesso que os primeiros passo para aprender a Linguagem Python me impressionaram. A facilidade e legibilidade para codificar em Python são realmente muito mais fáceis se comparado com outras linguagens. O aprendizado até agora, na minha opinião, é bem mais simples!

Recomendo fortemente aprender Python e suas bibliotecas para criar aplicações robustas e automatizadas, mesmo conhecendo algumas vantagens e desvantagens da linguagem Python.

Vamos primeiro conhecer as principais vantagens da linguagem Java.

Vantagens da Linguagem Python

Python é fácil de Ler, escrever e Aprender

Como o Python é uma linguagem de programação de alto nível, se torna uma linguagem fácil de ler e entender.

Python é mesmo fácil de aprender , e por isso é altamente recomendada para iniciantes hoje em dia. Com o Python você precisa de menos linhas de código para realizar as mesmas tarefas se comparado com linguagens como Java ou C++.

O Python é uma linguagem interpretada

Uma linguagem interpretada significa que o código é executado linha por linha, em caso de algum erroele para sua execução e avisa qual erro que ocorreu, e o Python funciona dessa forma.

Python mostra somente um erro mesmo se o programa tiver vários erros, facilitando o processo de “debug” do código.

Melhora a Produtividade.

Por ser fácil de escrever e programar, Python melhora significativamente a produtividade dos programadores. Devido a sua simplicidade, desenvolvedores podem focar na solução do problema e não perdem muito tempo tentando entender a sintaxe. Você consegue fazer mais com menos código, veja porque.

Declaração de Variáveis

O Python automaticamente define o tipo da variável durante sua execução, ou seja, o programador não precisa se preocupar em declarar variáveis e seus tipos.

Para criá-las, basta utilizar um comando de atribuição, que define seu tipo e seu valor, conforme vemos no código abaixo:

mensagem = 'Exemplo de mensagem!'
numero = 36
real = 3.141592653589931

Python é multiplataforma

O Python é uma linguagem que pode ser utilizada para diversas plataformas como Windows, Linux, Mac, Android… Isso é possível por ela ser uma linguagem interpretada, ou seja outras máquinas virtuais podem interpretar seu código.

Python é Open Source

Isso significa que você pode baixar o código-fonte, modificar e até distribuir sua versão do Python (Muitas empresas usam para casos específicos). Ele é gratuito para uso e distribuição.

Desvantagens da Linguagem Python

Chegou a vez de ver quais são as principais desvantagens do python, segue a lista:

Python é Lento

Vantagens e Desvantagens da Linguagem Python

Geralmente linguagens interpretadas são mais lentas, e é por isso que o Python também sofre desse mal. A natureza dinâmica do Python é responsável pela sua baixa velocidade de processamento, pois existe um trabalho extra enquanto executa o código. Portanto é bom evitar o uso de Python em aplicações que precisam de uma melhor performance na velocidade.

Python é ruim para Mobile

Vantagens e Desvantagens da Linguagem Python

Triste, mas é verdade. As aplicações escritas em Python geralmente são utilizadas em server-side. Isso ocorre, pelo motivo anterior: tem um baixo poder de processamento se comparado com outras linguagens para dispositivos móveis.

Acesso ao Banco de Dados

Todos já concordamos que programar em Python é mais fácil do que em outras linguagens. Mas quando interagimos com o banco de dados deixa a desejar. A camada de acesso ao Banco de Dados do Python ainda é muito primitiva e mal feita em comparação a outras linguagens de programação populares. Por exemplo: o java que utiliza JDBC e ODBC.

Erros de Execução

Já sabemos que no Python o tipo de variável pode ser modificado a qualquer momento, isso pode ser uma vantagem, como também uma desvantagem, pois essa situação se não for bem controlada pode causar Runtime Errors.

Python utiliza muita memória

Para prover toda sua simplicidade para o programador, a linguagem de Programação Python utiliza muita memória e um péssimo gerenciamento de memória, diferente do Java. Isso é uma desvantagem séria quando se vai desenvolver aplicações que requerem uma boa otimização de memória.

Conclusão

A linguagem de programação Python está em alta, justamente, por seus benefícios e simplicidade para programadores e que pode gerar aplicações robustas. É uma linguagem de programação ideal para iniciantes e aprendizado rápido… mas para níveis de aplicações mais importantes e críticos que necessite de uma ótima performance, pode não ser a linguagem de programação mais adequada.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário