Vantagens e Desvantagens da Linguagem PHP

Neste Post eu vou mostrar algumas vantagens e desvantagens da linguagem PHP, e de acordo com a minha experiência pessoal, vou mostrar também algumas características dessa linguagem de programação.

Confesso que o PHP é a linguagem da qual mais gosto de codar. Mesmo que, digam que o PHP está morrendo, eu me pergunto, morrer como? se 80% das aplicações web são desenvolvidas nesta linguagem.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-4.png

Recomendo fortemente aprender PHP para desenvolvimento de sistemas e sites web com estrutura estrutura simples e de média complexidade, mesmo conhecendo algumas vantagens e desvantagens da linguagem PHP.

A linguagem PHP é uma linguagem interpretada, Server-Side, capaz de gerar páginas ou sistemas dinâmicos para a WEB.

Vamos primeiro conhecer as principais vantagens da linguagem PHP.

Vantagens do PHP

Open Source e Grátis

Uma das maiores vantagens da linguagem PHP é ela ser de código aberto e gratuita.

vantagens e desvantagens do php 2

É só baixar o serviço, integrar com um banco de dados e mandar ver no código para desenvolver para Web. Não tem mistério.

O PHP é uma linguagem estável

Diferente das outras linguagens de programação para Web, o PHP é muito estável e pode fornecer assistência e suporte por muito tempo.

Essa característica foi conquistada por ser uma das linguagens de programação Web mais utilizadas no mundo.

É uma linguagem flexível.

O PHP é altamente flexivel e os programadores podem mesclar suas funções com diversas outras linguagens e plataformas, como o PYTHON, HTML, XML, PERL, RUBY. Também é possível, integrar o PHP com banco de dados MySQL, Oracle e outros SGBD’s.

Oportunidade de emprego

Caso você programe em PHP, provavelmente, haverá muitas vagas de emprego para você. Por ser uma linguagem de programação extremamente popular, o php possui uma vasta comunidade de desenvolvedores e empresas que utilizam a tecnologia.

PHP é multiplataforma

O PHP é uma linguagem que pode ser utilizada para diversas plataformas como Windows, Linux, Mac … Isso é possível por ela ser uma linguagem interpretada e atuar do lado do servidor.

Desvantagens da Linguagem PHP

Chegou a vez de ver quais são as principais desvantagens do PHP, segue a lista:

Problemas de Segurança

Com o passar dos anos, a preocupação com os sistemas e sites desenvolvidos em PHP ainda persistem, por conta de vários motivos.

Um deles é por que a linguagem é Open-Source e as possíveis vulnerabilidades de código se tornam de conhecimento comum depois de serem exploradas. O código aberto permite que que essas vulnerabilidades podem ser exploradas por qualquer programador com conhecimento e má intenção.

Outro motivo, é que por ser uma linguagem de fácil acesso, e por isso a porta de entrada para muitos desenvolvedores iniciantes na programação. Muitos deles não utilizam as devidas técnicas de segurança dentro do código o que causa vulnerabilidades e mancha a imagem da linguagem.

Popularidade em Decadência

Mesmo que, como vimos, o PHP seja uma poderosa linguagem WEB que possui uma vasta comunidade de desenvolvedores, profissionais e entusiastas, nos últimos anos surgiram linguagens mais fáceis para o desenvolvimento WEB, como o Python.

Atualmente o php domina o mercado Web, mas provavelmente o jogo virará no futuro e a linguagem ficará de lado.

Bibliotecas PHP x Novas Tecnologias

Nos últimos anos, diversas tecnologias como Machine Learning, Data Science, Blockchain tem surgido, e as bibliotecas e frameworks não acompanharam essa evolução. Provavelmente se sua empresa crescer baseada no PHP, ao precisar utilizar as tecnologias mais modernas, você não conseguirá.

Esqueça aplicações de grande porte

vantagens e desvantagens do php
Quando você lembra que criou a maior rede social do mundo em PHP

A performance fraca do PHP, disponibilidade de frameworks e libs, falhas de segurança, infelizmente, não vão permitir você ir muito longe. Se pretende escalar seu sistema para um nível mais alto, terá que lidar com muitos problemas se utilizar o PHP.

Depuração Limitada

Essa é talvez uma das maiores reclamações de quem programa em PHP: tem ferramenta de depuração muito limitadas. Os métodos de tratamento de erro são ruins, se comparado com outras linguagens de script, isso ocorre, por que as ferramentas de depuração necessárias para pesquisar e rastrear erros também não funcionam.

Conclusão

A linguagem de programação PHP ainda é bastante utilizada, justamente, por seus benefícios e simplicidade para programadores. É uma ótima linguagem de programação para o iniciante ao avançado… mas para níveis de aplicações mais robustas que necessite de performance e escalabilidade, pode não ser a linguagem de programação mais adequada.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário