O que é um Ransomware?

Não é o que está pensando, não tem nada haver com aquela banda de adolescentes que fez muito sucesso nos anos 90. Mas afinal o que é um Ransomware?

Ransomware É uma espécie de malware, um software malicioso, que sequestra seus arquivos, ou seja, ele bloqueia seus dados criptografando-os e pedindo uma quantia de dinheiro em troca para o desbloqueio.


Ok, mas como isso é possível? A maior parte do problema começa quando o usuário é infectado pelo malware ao clicar em algum link desconhecido ou de procedência duvidosa enquanto navega na internet, ou confere seus emails. Uma vez baixado para seu computador, o malware toma conta dos arquivos principais do computador.

Então, um Ransomware é um Vírus de computador?

Não, pois ele não tem a capacidade de se auto replicar na rede ou em outros dispositivos (até agora).

A principal característica do Vírus é a capacidade de infecção de arquivos e auto replicação, o que não acontece com o ransomware que apenas infecta o computador com um propósito: fazer o pessoal do backup chorar.

Você quer chorar?

O ataque de ransomware mais noticiado nos últimos tempos foi do temido WannaCry, ele sequestrou e bloqueou milhares de pastas e arquivos de computador de diversas empresas pelo mundo. Para resgatar os dados, os hackers responsáveis por esse ransomware exigiam o pagamento em bitcoins o equivalente a $300,00 no prazo de 3 dias.

wannacry-o-que-e-um-ransomware

Obs: nada nem ninguém garantia que os arquivos seriam liberados após o pagamento dessa quantia.

Em 2017, o WannaCry atingiu sequestrou dados de aproximadamente 200 mil empresas em mais de 150 países, assim como seu nome sugere, ele causou muito choro por parte de administradores de sistemas e equipes responsáveis pelos backups, prejudicando até mesmo o funcionamento de serviços essenciais, como escolas e hospitais.

Como um Ransomware infecta seu computador? Como se proteger?

Existem diversas formas de como um malware como um sequestrador de dados pode infectar o nosso computador pessoal ou servidores da empresa. Abaixo você pode conhecer algumas delas:

  • Por meio de Engenharia Social: Emails falsos com arquivos maliciosos estão aos montes, desconfie de TODAS as mensagens que você recebe por email, celular e aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram.
  • Anúncios pagos: Sim! Muitos hackers pagam para anunciar seu software malicioso, e você pode ser iludido clicando em algum anúncio de oferta imperdível das casas bahia.
  • Software Pirata: Essa é uma das formas mais práticas de disseminação de software malicioso para seu computador. Se você curte baixar aquele Office 2021 pirateado está correndo o risco de ser infectado por um ransomware (além de diversas outras pragas virtuais)
  • Exploits: Código pronto em kits para explorar vulnerabilidades de falhas de segurança em softwares que estão geralmente desatualizados. Portanto, mantenha sempre seu Sistema Operacional e programas atualizados.

Lembre-se: Prevenção é o melhor antivirus

Depois aprender o que é um Ransomware, deu pra entender que é um perigo para seu computador e seus dados. Utilizar o computador com hábitos seguros e utilizando softwares de segurança para complementar, você pode ficar livre de ransomware e outros malwares.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário