Vantagens e Desvantagens da Linguagem Java

Neste Post, eu irei mostrar algumas vantagens e desvantagens da linguagem Java de acordo com a minha experiência pessoal, e mostrarei também algumas características desta linguagem de programação.

Confesso que sempre tive uma grande aversão para programar em Java até me deparar com o desenvolvimento Android, onde esta, é uma linguagem nativa, por isso, obrigatoriamente tive que aprendê-la. Além disso, como bons profissionais, não devemos estudar somente aquilo que queremos, mas também devemos aprender um pouco das características de cada linguagem de programação que está em alta no mercado.

Vamos primeiro ver as principais vantagens da linguagem Java.

java vantagens desvantagens

Java é uma linguagem orientada a objetos

Talvez não seja uma novidade pra você, mas, Java é uma linguagem de programação orientada a objetos ( há a representação do mundo real), o que nos ajuda a melhorar a flexibilidade e reusabilidade do código. Ao utilizar conceitos de orientação a objetos, nós podemos utilizar classes e seus métodos em outros programas. Isso, nos permite também melhorar a segurança das nossas aplicações, protegendo métodos e atributos com o encapsulamento de classes e controle de acesso do Java.

Portabilidade

É possível rodar programas compilados em java na Web, no celular, no seu relógio e até na geladeira, tudo graças a sua máquina virtual (JVM).

Documentação Extensa

Por ser uma das linguagens mais utilizadas no mundo, sua documentação possui inúmeras contribuições, e na comunidade JAVA, você nunca vai encontrar um problema pelo qual outra pessoa não tenha passado.

Java suporta Multithreading

Java é uma linguagem multithreading, ou seja, mais de uma thread pode ser executada ao mesmo tempo em uma aplicação, o que nos ajuda a obter o máximo de utilização da CPU. Thread é a menor unidade de um processo. Vários Threads compartilham uma área da memória comum e aumentam a ediciência e o desempenho da aplicação. Esses threads são executados independentemente uns dos outros.

Java possui o famoso Garbage Collector

O gerenciamento automático de memória em Java que é gerenciado pela JVM. A função do Garbage Collectior é remover automaticamente todos os objetos alocados na memória e que não estão sendo mais utilizados pela aplicação, o que permite uma alocação de memória mais eficiente.

Desvantagens da Linguagem Java

Antes de começar a aprender ou trabalhar com qualquer linguagem de programação, é importante saber as desvantagens e seus pontos fracos, para posteriormente não ter dores de cabeça. Vou listar aqui algumas desvantagens e pontos que o java deixa a desejar.

Java não possui herança Múltipla

Ao contrário do C++, em JAVA NÃO existe Herança múltipla, situação em que uma subclasse é derivada de duas ou mais superclasses, porém, isso pode ser contornado implementando Interfaces.

Performance Reduzida

Java é um excelente consumidor de memória, o que significa que sua performance é mais lenta que outras linguagens nativas como o C ou C++, nessas linguagens cada código tem que ser interpretado a nível de máquina, já no Java existe uma pré-compilação nas aplicações para depois elas serem interpretadas pela JVM.

Os códigos em Java são prolixos

Talvez isso seja o que há de mais chato no java depois da sua lentidão, os códigos em Java são prolixos, o que significa que possui muitas palavras e muitas sentenças longas e complexas que são difícies de ler e entender. Isso reduz a legibilidade do código. A linguagem Java apesar de ser mais gerenciável devido a programação orientada a objetos, ao mesmo tempo, compromete tudo isso com códigos excessivamente complexos.

Conclusão

Os pontos que abordei neste post, são as vantagens e desvantagens da linguagem Java mais importantes que um programador deve saber. Toda linguagem de programação possui Prós e Contras, e com a linguagem mais utilizada do mundo não seria diferente. Além de uma documentação extensa e uma comunidade gigante, o Java possui muitas características procuradas por empresas de desenvolvimento de software. Estas empresas querem manter uma boa reusabilidade de código e manutenção das suas aplicações. Utilize esse artigo para comparar o Java com outras linguagens com base nas suas vantagens e desvantagens.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário