Principais comandos Linux para concursos

comandos-linux-para-concursos

Neste post eu vou listar os principais comandos Linux para concursos. São os comandos Linux que mais caem em provas de concursos de T.I e que você tem a obrigação de conhecer se você é um SysAdmin.

É claro que sempre haverá consulta de comandos Linux e lembrar disso na hora de uma prova é bem mais difícil. Mas… como eu sempre digo… só a prática leva a memorização.

Os comandos que irei listar nesse post, servem tanto para quem deseja se familiarizar com o terminal Linux e realizar algumas operações via linha de comando, ou para quem quer aprender comandos Linux para concursos de T.I. onde muitas vezes ocorrem questões de sistemas operacionais.

Um exemplo foi essa questão que caiu na UFMT 2021:

Claro que o correto é a letra A

E eu posso te afirmar que 90% das provas de concurso de T.I. possui pelo menos uma questão de comandos linux. Então nesse Post eu vou tentar resumir os mais utilizados pelas bancas de concurso.

apropos: para descrição de comandos

Vamos começar pelo comando da questão exemplo: Apropos. Este comando nos mostra uma descrição sobre outro comando como parâmetro.

Por Exemplo: apropos debugger

pwd: para caminho absoluto

Use o comando pwd para localizar o caminho absoluto do diretório atual em que você está (ele retorna o caminho cheio ou absoluto).

ls : para listar conteúdo de diretório

O comando ls é bem conheido e utilizado para mostrar o conteúdo de pastas e subdiretórios. alguns parâmetros configuram como e o que será exibido na lista.

Se você quiser ver o conteúdo de outros diretórios, digite ls e na sequencia o caminho do diretório desejado.

mv : para mover arquivos e pastas

Com o comando MV é possível mover arquivos e pastas para outra pasta. Exemplo:

mv arquivo1 /home/usuario2/

mkdir: para criar pastas

Use o comando mkdir para criar um novo diretório.

find: para localizar arquivos

Já foi falado aqui no blog sobre o comando Find. Veja neste post.

Ele é utilizado para localizar arquivos com muito mais opções e filtros que o comando locate.

locate: também para localizar arquivos

O locate também localiza arquivos mas a principal diferença é que ele é mais rápido.

O que acontece é que o locate utiliza uma base de dados pré construida para realizar a pesquisa, essa base deve ser regularmente atualizada com o comando updatedb.

grep: para pesquisar em arquivo

O grep é um comando muito utilizado no mundo linux para pesquisar padrões que esteja procurando dentro de arquivos, ou seja, você pode pesquisar por palavras ou padrões e a linha ou linhas que serão exibidas.

Entenda melhor sua sintaxe:

grep [opções] padrão [ARQUIVOALVO]

grep é o comando em si.

[opções] modificadores do comando.

padrão – termo que está sendo pesquisado

ARQUIVO_ALVO – o arquivo em que a pesquisa será efetuada.

sudo: super usuário

Este comando, também bastante utilizado por SysAdmin, permite você realizar tarefas que requerem permissões administrativas root.

chmod: para atribuir permissão em arquivos

Chmod é outro comando do linux, utilizado para mudar a permissão de arquivos e diretórios quanto a escrita, leitura e execução.

kill: para finalizar processos

oO comando kill é o famoso matador de processos, ele é bastante utilizado para fechar aplicações e serviços que param de responder e ainda ficam processando no sistema. É importante saber que ele tem um total de 64 sinais que você pode usar.

Esses sinais variam de função pra função, mas os 2 sinais mais utilizados são o 15 e o 9

  • SIGTERM (15): pede pra um programa parar de rodar e da a ele tempo para salvar o progresso. Por padrão este sinal é utilizado quando você não especifica nada no kill.
  • SIGKILL (9): força o programa a parar imediatamente. Progresso ou arquivos não salvos serão perdidos.

E ai? Ja viu algum comando linux para concursos na sua prova?

A intenção deste post não é criar um dicionário de comandos Linux para concursos, até por que não da pra adivinhar o que as bancas aprontam para as questões, mas é possível conhecer, pela minha experiência, os mais utilizados para questões de concurso.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário