5 Ferramentas Linux para SysAdmin

ferramentas-sysadmin

Com a expansão das Distro Linux, surgiram diversas ferramentas Open source para o pinguim, e com certeza as mais importantes entre elas, são as ferramentas Linux para sysadmin. Se você é um administrador de Sistema, nesse post vou mostrar as ferramentas Linux essenciais para um bom gerenciamento e administração de servidores Linux.

Mas Afinal o que é um SYSADMIN?

Esse termo SysAdmin nada mais é do que uma abreviação de System Administrator, ou seja, administrador de sistemas.

Nas Equipes de Infraestrutura e até mesmo em projetos de software existe a função de administrar os servidores, gerenciar a rede, gerenciar usuários e acessos, monitorar sistemas dentre outras demandas de infraestrutura e gerência que ele deve atuar.

No geral, o SysAdmin é o cara responsável por também realizar auditorias e proteger o bom funcionamento dos serviços de T.I da empresa, atuando em regras de firewall e definindo rotinas de backup.

5 ferramentas Linux para SysAdmin

Neste post eu vou mostrar algumas ferramentas Linux para SysAdmin que utilizo e utilizei para gerenciar alguns servidores na nuvem, todos utilizando o Ubuntu e o Debian 9.

1- Filezilla

filezilla-ferramentas linux para sysadmin

O Filezilla é uma aplicação gratuita, um dos melhores clientes FTP para diversos sistemas operacionais, inclusive, Ubuntu. É uma ferramenta já bem popular e bastante utilizada para diversos fins quando se trata de transferência de arquivos (download e upload). Existe uma versão profissional do Filezilla, esta versão trabalha com os principais servidores em Nuvem ( Amazon S3, Google Drive, Dropbox, MS One Drive…)

2- Comando HTOP

Com o HTOP você consegue saber o que acontece no seu sistema operacional de forma simples e rápida, é um gerenciador de processos e muito fácil de instalar.

htop-ferramenta-sysadmin

Com o HTOP você consegue visualizar o nível de recursos como memória, memória swap, processamento, load average. É o famoso CTRL+ALT+DEL do Windows.

Para instalar o Htop digite a linha de código abaixo e bom proveito:

sudo apt-get install htop

3- PowerShell ISE

O PowerShell é uma ferramenta muito boa para a nossa lista. Ele automatiza tarefas de scripts Shell e serve como , com ele é possível automatizar tarefas que podem gerenciar o Sistema Operacional, utilizando scripts.

powershell-ferramenta-sysadmin

Por ser uma ferramenta Microsoft, é mais fácil de instalar em servidores Windows, mas para instalar o PowerShell no Linux é necessário que seja via Snap.

4- Zabbix

Uma ferramenta que também é bastante conhecida pelos Administradores de Sistemas aqui no Brasil e no mundo. O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de redes, servidores e serviços. Parecido com o Puppet, é uma das melhores ferramentas Linux para sysadmin, e torna-se fundamental para manter a infraestrutura sobre controle.

zabbix-ferramentas linux para sysadmin

Eu particularmente, gosto muito do Zabbix pois ele te mostra ocorrências em tempo real com gráficos e métricas interessantes para a solução de possíveis problemas na infraestrutura e falhas de comunicação.

5- TCPDump

O TCP Dump é um analisador de pacotes de tráfego na rede, eu já falei sobre ele aqui no blog. Nós como administradores de sistemas precisamos constantemente analisar os pacotes da nossa rede (principalmente em suspeita de ataques).

O TCP Dump serve até mesmo para verificar problemas ocasionais que podem ocorer com aplicações no sistema. E uma das melhores ferramentas para analisar esse tipo de situação, esse é o cara.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, 1º Tenente Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira. Sou um grande fã da Computação, e ao mesmo tempo gosto de estar em meio a natureza, esportes, games, livros e muitas vezes sou apenas um espectador dessa breve vida na terra.

Deixe um comentário