Como localizar arquivos modificados no Linux com o comando Find

Faaaala pessoal, la vai mais uma dica de SysAdmin pra vocês. Neste post eu vou explicar como localizar arquivos modificados nas últimos N dias ou minutos usando o comando Find do Linux.

Para achar arquivos que foram modificados nos últimos N dias de uma pasta ou subpasta, utilize o seguinte comando:

find /pasta/destino/ -mtime -N -ls

Onde:

  • Find é o comando unix para localizar arquivos
  • “pasta/destino/” é a pasta onde será determinado a busca pelos arquivos que tenham sido modificados. Substitua pelo diretório que você quer procurar ai no seu sistema.
  • -mtime -N é usado para determinar arquivos que tenham sido modificado nos últimos N dias. Subistitua N por um número inteiro.
  • -ls lista o resultado dos arquivos encontrados. Você pode não utilizar o ls, mas utilizando ele você tera informações como tamanho do arquivo, permissões, e a data de modificação.

Exemplo:

Buscar todos os arquivos modificados no último dia (24 horas, entre o agora e um dia atrás) em uma pasta ou subpasta, digite:

find /pasta/destino/ -mtime -1 -ls

ou procurar os arquivos modificados nos ultimos 30 dias:

find /pasta/destino/ -mtime -30 -ls

Utilizando Minutos ao invés de dias

Para buscar arquivos que tenham sido modificados N minutos atrás, simplesmente subistitua -mtime por -mmin.

Exemplo:

find /pasta/destino/ -mmin 5 -ls

Neste exemplo, o comando irá buscar os arquivos daquela pasta modificados nos últimos 5 minutos.

Essa foi uma dica rápida que pode ajudar muitos administradores de sistemas linux a encontrar erros ou plotar espertinho e se algué modificou algum tipo de arquivo no sistema.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Especialista em Eletrônica na Força Aérea Brasileira realizando manutenção e configuração de sistemas de navegação aérea e radiocomunicação. Sou um grande fã da Computação, e ao mesmo tempo gosto de estar em meio a natureza, esportes, games, livros e muitas vezes sou apenas um espectador dessa breve vida na terra.

Deixe uma resposta