8 Dicas para Reduzir o Consumo de Dados da sua Internet Móvel

Dicas de Como Reduzir o Consumo de Dados Móveis

internet-movel

Algumas pessoas tem acesso diário e restrito à internet móvel, uma certa franquia que quando o usuário atinge o seu limite bloqueia a internet (Meu Caso com a Tim) ou diminui a velocidade da conexão. Internet hoje é essencial e alguns planos oferecem uma franquia de dados muito pequena por preços bastante altos. Neste post, mostrarei algumas opções que facilitam o acesso à internet e economiza significativamente o uso de dados no seu celular.

1- Comprimir os dados no Google Chrome

Se você usa o Chrome para navegar, esta dica pode reduzir o consumo de dados do seu navegador de 30- 35 % . Ative a função de Economia de Dados, para ativar é fácil, abra o navegador, vá em configurações, Economia de Dados, e Ative a opção.

ECONOMIA DE DADOS

 

2- Instale o Opera Max opera-max

Este aplicativo para Android utiliza uma VPN para reduzir o consumo de dados e comprimindo as informações que chegam para o seu smartphone, ao conectar-se a esta VPN própria, ele consegue reduzir a resolução de imagens, áudio e vídeos, otimizando assim o uso da Internet Móvel. Além disso ele tem a opção de escolher quais aplicativos que irão utilizar a rede de Dados móveis e quais usarão a Internet Wifi.

Ele consegue comprimir dados que não são criptografados como o Instagram, vídeos do Youtube, alguns jogos com muita publicidade, o 9GAG… Ou seja, aplicativos como facebook e whatsapp possuem criptografia por isso não são diretamente beneficiados com o OperaMax.

3- Utilize o Wifi

De tanto utilizar os dados móveis as vezes acabamos esquecendo que existe Internet Wifi espalhada por esse mundão de meu Deus. Além disso Existem diversos aplicativos com compartilhamento de senhas de Internet Wifi, o que eu mais utilizo se chama Mandic Magic, é uma rede social para android simples que obtém a sua localização e mostra as redes wifi que estão próximas, incluindo restaurantes, lojas, e até algumas residências.

mandic-magic

Como descobrir a senha do Wifi? As senhas dessas redes são compartilhadas pelos próprios usuários, às vezes você encontra algumas desatualizadas mas a maioria dos usuários não efetua a troca constante de senhas.

Atenção! Cuidado ao acessar redes públicas todos os seus dados podem ser monitorados, por isso, ao entrar em redes de aeroportos e shoppings centers evite acessar o Internet Banking ou tramitar informações confidenciais.




4- Desinstale o Aplicativo do Facebook

Sim, além de consumir muita memória o Aplicativo do Facebook consome também seus dados móveis, uma alternativa bastante econômica é acessá-lo pelo navegador do seu celular, pelo Chrome mesmo, você consegue fazer quase tudo que faz no app, e ainda deixa seu celular mais rápido.

hqdefault

Se não está afim de se desfazer do aplicativo, existe o Facebook Lite, que é uma ótima alternativa, além de ser um aplicativo oficial do Facebook ele faz reduzir o consumo de dados em 50%.

5- Desative o Download Automático do Whatsapp

Para configurar o download automático de fotos, vídeos ou áudio, simplesmente vá no WhatsApp > toque em Mais configurações > Opções de Conversa > download automático.

download+automatico

Nesse menu, você pode escolher quando você quer que o WhatsApp baixe os arquivos de mídia automaticamente, você escolhe o que baixar automaticamente quando está em uma rede de dados móveis, eu particularmente desativo tudo e baixo só o que me interessa. Mais uma vez, além de não consumir sua franquia também não vai deixar a memória interna do seu Smartphone lotada de vídeos e fotos do grupo da Familia 😉

6 – Restringir Dados em segundo Plano

O caminho mais fácil para salvar seus dados é dizer aos seus aplicativos Android para restringir os dados de 2º Plano, que você não percebe que estão sendo consumidos, pois ele é todo o tráfego de internet que está funcionando mesmo quando você não está utilizando alguns aplicativos, como por exemplo: sincronia de email, atualização de feeds, Widgets de  Clima/Tempo…

Restringir-dados

Para efetuar a restrição acesse as Configurações> Uso de Dados >  > Restringir Dados em 2º Plano

 7-Evite Serviços de Streaming…

spotifyUtilizar os dados móveis pra assistir vídeos, ouvir música ou abrir sites que sejam muito pesados não é uma boa ideia, se puder baixe todas as músicas que você gosta e utilize seu cartão SD pra isso, o mesmo faça com os vídeos, baixe-os e assista quando e onde quiser sem ter que se preocupar com sua franquia de internet.

Alguns aplicativos de Streaming como o Spotify , por exemplo, oferece a opção de baixar as músicas para curtir offline.

8-Instale e Navegue pelo Opera Mini

opera+mini

Se precisar assistir videos do Youtube de qualquer maneira, instale o navegador Opera Mini e seja feliz, ele também possui um sistema de compressão de vídeos de uma forma que não perca tanta qualidade. Além de vídeos ele também comprime imagens e páginas muito pesadas, também fazendo reduzir o consumo de dados móveis.




Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário