O que é Phishing? Como não ser vítima desse golpe?

o-que-e-phishing

No mundo da segurança da informação existem diversas armadilhas traiçoeiras, e uma delas é uma técnica Phishing. Mas na real, o que é Phishing?

Phishing quando traduzido para o português quer dizer, pescaria. Isso mesmo, o phishing é um tipo de método utilizado por hackers para obter informações das vítimas.

Basicamente, ocorre phishing quando você acessa sites ou email falso, e acredita que supostamente está interagindo com informações verdadeiras. Por exemplo, quando você acessa um site falso de um banco e um hacker está por trás desse site capturando todos os seus dados pessoais e bancários.

Quais são os tipos mais comuns de Phishing?

Existem diversas técnicas de engenharia social para descobrir senhas e outros dados, mas o Phishing é a técnica que mais utilizam na internet para obter informações de usuários inexperientes (e a que mais te deixa puto!)

Essa técnica pode ser utilizada com:

Sites de banco falsos: Geralmente, os criminosos utilizam a mesma aparência de bancos com mais usuários como o site da Caixa e do Banco do Brasil.

Página clonada do Banco do Brasil rouba dados do cliente

Emails falsos: Esse é um dos mais comuns, emails com histórias tristes ou sobre intimações que nunca existiram e que levam a clicar em links embutidos e infectar sua máquina.

No meu canal do youtube, eu mostro um exemplo em que quase cai e ensino como identificar um e-mail falso.

Mensagens SMS: Além de emails falsos, existem mensagens de texto para celular que são largamente utilizadas para obter dados, geralmente essas mensagens também vem com links.

Phishing via SMS!. Uma estratégia que vem sendo amplamente… | by Oliveira  Lima | stolabs | Medium

Como não ser vítima desse golpe?

Agora que você já entendeu o que é Phishing, tenha alguns cuidados em mente para nunca mais cair nesse golpe. Lembre-se! Você é seu próprio antivirus e principal agente da segurança da informação. Veja o que você pode fazer para evitar esse tipo de técnica hacker:

  • Desconfie de todo email que receber
  • Desconfie de todo o site que acessar: verifique sempre o certificado de segurança no navegador.
  • Nunca utilize redes Wifi Públicas ( também podem ser falsas para roubar dados)
  • Desconfie de todo SMS ou mensagem Whatsapp que receber
  • Evite realizar cadastros
  • Utilize os recursos de Cartão virtual da sua operadora para realizar compras online.

Enfim, deu pra perceber que caiu na rede é peixe!

Então muito cuidado, a internet é lugar pra os espertos.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário