Linux: Minha experiência com o Deepin

Essa semana eu fiz uma coisa que queria fazer a muito tempo, instalar alguma distro linux em dual boot para vivenciar a experiência do sistema operacional e relembrar o procedimento para instalação de sistemas operacionais dual boot. Neste post irei compartilhar um pouco da minha experiência com o Deepin Linux e o que eu gostei nele, que você também pode gostar. Eu já usei o Ubuntu por algum tempo em uma máquina separada, mas nunca tinha feito a instalação Dual Boot para ter disponível, Windows e Linux na mesma máquina. O que cheguei mais perto, foi instalar o Debian pela Store do Windows 10 pra realizar alguns testes de Infraestrutura. Então, depois de muita pesquisa de qual distro eu iria utilizar esses dias, acabei achando o Deepin, e me surpreendi com sua interface gráfica e alguns recursos.

O Deepin é uma distro linux baseada no Debian e desenvolvida pela Wuhan Deepin Technology, localizada em Wuhan na china (sim, lembrou do coronavirus né?).

Primeiro de tudo, a instalação dual boot foi bem tranquila, apenas criei uma partição de 250 gb para o linux (pelo Windows mesmo), e instalei o Deepin via usb por um pen drive velho que eu tinha aqui.

A instalação é bem simples como qualquer outro sistema operacional, pra falar a verdade até que foi bem rápida.

instalando o deepin

O Segundo é que ele já vem instalado o pacote WPS, uma cópia do famoso Microsoft Office que funciona muito bem em ambos os sistemas operacionais.

desktop deepin
Saudades de velejar, né meu filho?

Outra coisa é o estilo da interface gráfica, que maravilha, chegando perto de ter um visual do MacOs, porém, falta dar uma refinada nos ícones e efeitos. Mas tirando isso, o efeito transparência e o Dock ficaram muito bons. Talvez essa seja a distro linux com o visual mais agradável e fluído que já vi até agora. Claro, já troquei o papel de parede para visão do paraíso. Ficou Show!

Pode-se configurar o “Menu Iniciar” ou launcher, como achar melhor, assim:

Minha experiência com o Deepin

ou assim separado por categorias:

Minha experiência com o Deepin

Os seguintes aplicativos já vem instalados:

  • Pacote WPS
  • Google Chrome
  • Monitor do Sistema
  • Gparted
  • Mozilla ThunderBird
  • Gravador de Voz
  • Gravador de Tela

E claro que já fui instalando o VSCode e o Spotify que são de lei.

Outra coisa que gostei muito foram as funções do terminal dele, que além de trabalhar com abas, consegue realizar split da tela, criando áreas de comando independentes entre si, além de oferecer comandos personalizados:

Para quem está procurando uma alternativa ao ubuntu ou o visual do MacOS essa é uma alternativa muito boa e leve para instalar no PC.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário