Como instalar o Debian pela Windows Store – Sem Virtual Box

O Windows 10 já é considerado uma das melhores versões do Sistema Operacional da Microsoft. Porém, nem todos simpatizam com a plataforma, assim como eu. No blog, eu bato muito na tecla “Linux” , mas de alguma maneira, todos os profissionais de TI tem que estar em contato com os vários sistemas operacionais disponíveis no mercado, por isso esse pequeno tutorial ensina como instalar o Debian no Windows 10, utilizando a loja oficial da microsoft.

O modelo disponível na Windows store é limitado, portanto, este método é recomendado apenas para iniciantes no mundo do CLI em Linux, ou seja, quem não se importa de estudar o Debian ou qualquer outra distro em linhas de comando. Outra vantagem, é que a instalação é muito rápida e limpa, não sendo necessário baixar a ISO oficial do site do Debian, nem criar uma máquina virtual para rodar o sistema operacional, já que o software em questão funciona como uma sandbox dentro do próprio Windows.

O requerimento mínimo é ter o Windows 10 instalado e uma máquina que tenha arquitetura de 64 bits (x64).

Antes da instalação deveremos configurar o windows instalando o recurso “Subsistema do Windows para Linux”, você pode achar essa opção em Painel de Controle > Programas > Ativar ou desativar programas do Windows 

Logo após marcar a opção “Subsistema do Windows para Linux

Clique em Ok, e seu Windows estará pronto para receber qualquer Distro Linux que estiver na Windows Store.

Abra a Windows Store, em Aplicativos procure pelo Debian e clique em obter

Após baixar o Debian ele irá instalá-lo e você poderá experienciar um pouco do Linux dentro do próprio Windows.

Há muitas críticas dos mais xiitas contra a Microsoft em relação a isso, e até entendo que muitos preferem que o kernel Linux seja executado e instalado nativamente nas nossas máquinas, porém, creio que podemos dar uma chance para os usuários do Windows uma maior possibilidade de entrar em contato com o mundo do linux utilizando essas Distros de forma fácil e intuitiva. Isso acaba atraindo os mais curiosos para o mundo Open Source e colaborativo do Pinguin.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Especialista em Eletrônica na Força Aérea Brasileira realizando manutenção e configuração de sistemas de navegação aérea e radiocomunicação. Sou um grande fã da Computação, e ao mesmo tempo gosto de estar em meio a natureza, esportes, games, livros e muitas vezes sou apenas um espectador dessa breve vida na terra.

Deixe uma resposta