Home Office: 5 Vantagens e Desvantagens

Com o avanço da pandemia do Coronavírus e o fechamento do comércio em prol do isolamento social, várias empresas adotaram o Home Office para tentar driblar a crise, que é nada mais nada menos que adaptar os processos da empresa para que todos trabalhem de casa, a partir de seus computadores pessoais. Claro que nem todas as empresas e profissões têm o privilégio de poder trabalhar em casa e requerem essencialmente a presença de seus funcionários nos locais de trabalho.

home office

Toda essa possibilidade de trabalhar em casa, mais uma vez, deve-se ao avanço tecnológico e da comunicação que trouxeram ao mundo diversas novas formas de flexibilizar o trabalho, visando não somente a qualidade de vida dos funcionários e colaboradores de uma empresa, como também, a produtividade e as vantagens que uma organização pode ter com essa modalidade de trabalhar em casa ou escritórios individuais.

O ponto crucial na adoção do Home Office é viabilizar as necessidades de logística dos funcionários e produtividade da empresa, além da redução de gastos para o trabalhador. Esta modalidade já uma realidade em todo o mundo. No Brasil, esse modelo de trabalho ainda é novo, mas vem crescendo constantemente nas grandes e pequenas empresas. além da crise do coronavírus, o que impulsiona essa modalidade é a falta de infraestrutura que se destaca nas grandes capitais, como pessoas tendo dificuldades de locomoção em seu trajeto para o trabalho, infraestrutura aeroportuária defasada e estradas em condições precárias.

5 Vantagens do Home Office

  1.  Horário flexível. Você pode fazer pausas a qualquer momento, e ir almoçar quando quiser.
  2.  Ambiente personalizado. Sei que nem todos conseguem, mas é possível configurar o som ambiente, para mais ou menos silencioso. Muitos tem que entrar em acordo com os familiares para ter um pouco de silêncio, o que nem sempre você pode negociar com seus colegas no escritório da empresa.
  3. Economizar. Se a empresa que você trabalha não oferece refeitório, você tem que pagar almoço caro todos os dias. Em casa, você pode economizar muito tempo indo à cozinha e preparando a comida. Além de economizar na gasolina ou passagem.
  4. Esqueça multidões e trânsito. Não se enfie em um metrô, ônibus ou van no transporte público, nem muito menos encare um trânsito com quilômetros de engarrafamento. Só neste item você já melhora 50% sua qualidade de vida.
  5. Mais tempo com os entes queridos. Se você estiver com seus filhos ou outro parente que requer cuidados por conta de alguma doença, você ficará bem mais tranquilo ficando em casa, e pronto para atender qualquer emergência que venha necessitar.

5 Desvantagens do Home Office

vantagens do home office
  1. Tem que ter Força de vontade. Imagine a cena, todos assistindo um incrível filme na Netflix, e você tendo que terminar um projeto pra ontem. Para trabalhar em casa tem que ser disciplinado e fazer tudo que tem que ser feito.
  2. Dificuldade em manter uma rotina. A ordem em que você faz as coisas no trabalho quase nunca é a ordem em que você faz as coisas em casa. Pode ser difícil você seguir a mesma rotina e processos,uma vez fora do escritório.
  3. Seus familiares atrapalham. São os filhos querendo saber onde deixaram a mochila, a mulher querendo que você vá logo lavar a louça, o cachorro mijou no sofá mais uma vez. Converse com sua família e avise que está trabalhando e que ninguém te perturbe pelas próximas 8 horas.
  4. Sonecas de energia. É possível que isso possa trazer vantagens … a menos que acidentalmente você acabe passando do ponto e acorde na hora da janta.
  5. Esperar por respostas. Essa é a desvantagem que eu mais odeio. Você precisa fazer uma pergunta super rápida, que requer uma resposta rápida, e isso afetará o modo como você fará alguma tarefa pela próxima hora ou até pelo resto do dia. E simplesmente, não há resposta.

E vocês? contem a experiência de trabalhar em casa, quais as reais vantagens vieram para vocês com a adoção do Home Office.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Especialista em Eletrônica na Força Aérea Brasileira realizando manutenção e configuração de sistemas de navegação aérea e radiocomunicação. Sou um grande fã da Computação, e ao mesmo tempo gosto de estar em meio a natureza, esportes, games, livros e muitas vezes sou apenas um espectador dessa breve vida na terra.

Deixe uma resposta