6 motivos para aprender Linux!

Não muito tempo atrás, o Linux era apenas um chavão que os nerds usavam em seus currículos para parecerem melhores uns que os outros. Hoje, o Linux está em quase todas as salas de servidores e datacenters do planeta. Se a pura saturação do Linux no mundo da TI não for suficiente para convencê-lo a aprender, vou te dar 6 motivos para começar a aprender Linux:

1 – O mundo adotou o Linux

Resultado de imagem para empresas que usam linux

Conhecer e ter experiência em Linux ainda faz seu currículo parecer incrível. As atividades de infraestrutura e de servidores do Linux estão mais quentes do que nunca. Parece que a computação em nuvem veio para ficar e, junto com ela, o Linux é tão relevante quanto antes! Além disso, os profissionais do Linux são muito bem pagos no mundo da TI.

2 – Seu bolso Agradece

Resultado de imagem para julius

É mais barato para aprender do que sistemas proprietários como o Windows ou MacOS. Uma das partes difíceis sobre aprender sistemas comerciais é o custo. Seja o hardware de rede, as licenças de servidor ou o tempo do servidor baseado na nuvem, quase sempre há um custo associado ao aprendizado prático. Com o Linux, tudo é gratuito e funciona bem em máquinas virtuais ou hardware antigo. “Eu não posso pagar” não é mais uma desculpa quando você está lidando com o Linux.

3 – Você pode deixá-lo com a sua cara

Resultado de imagem para linux

Se ele não se apresenta de um jeito que te agrade, você pode modificá-lo. Essa é uma reivindicação comum para todos os projetos de código aberto, e embora seja tecnicamente verdadeira, nem todos nós somos capazes de alterar o kernel do Linux para atender às nossas necessidades específicas. Felizmente, há muitas pessoas por aí que têm essa habilidade e estão quase sempre dispostas a compartilhar. Existem centenas de distribuições Linux por aí, todas projetadas para resolver a ‘agonia’ exclusiva de algum usuário.

4 – Você vai gostar tanto, que vai querer linux até no seu relógio

Resultado de imagem para ubuntu smartwatch

Você não precisa se tornar um fanático. Eu sou um grande apreciador da facilidade e do desempenho do Linux. Mas meu celular? É Android, embora já exista o Ubuntu Touch. Só porque você acha que o Linux é incrível, não significa que você tenha que se tornar o cara do Linux que espuma pela boca e se recusa a usar qualquer coisa além de produtos Open Source. De fato, isso realmente limita sua empregabilidade. Aprender Linux irá expandir sua mala de truques de TI, não limitá-lo.

5 – Não é difícil de aprender

Resultado de imagem para hard to learn

Muitos dizem que Linux é muito difícil de aprender. Só que isso é mentira, não é nada difícil! Uma das razões pelas quais sou tão apaixonado pela educação em Linux é que isso intimida muitas pessoas. Eu fico muito puto com os usuários do Linux que perpetuam esse mito. O Linux é um pouco confuso no começo, mas depois que você se familiarizar com ele, descobrirá que não é tão assustador quanto parece. Se você já se interessou por Linux, ou apenas quer encontrar uma maneira de expandir suas habilidades tecnológica, comece a aprender Linux hoje mesmo!

6 – É mais seguro!

Não é mentira, o Linux realmente não pega vírus, isso ocorre basicamente por que o modo de instalação de pacotes e o gerenciamento de programas é diferente do Windows. Há uma pequena burocracia para instalação de novos aplicativos no Linux que vai desde o gerenciamento de dependências para executar um programa até permissões para executar comandos em modo administrador. Resumindo, é muito difícil (não impossível) distros linux serem infectadas por vírus de computador assim como em outros sistemas operacionais.

Luan Oliveira on FacebookLuan Oliveira on InstagramLuan Oliveira on Linkedin
Luan Oliveira
Me chamo Luan Oliveira, Pós-graduado em Projetos e Arquitetura de Cloud Computing e bacharel em Sistemas de Informação pela UFPA. Atualmente, trabalho como Analista de Sistemas na Força Aérea Brasileira.

Deixe um comentário