Não muito tempo atrás, o Linux era apenas um chavão que os nerds usavam em seus currículos para parecerem melhores uns que os outros. Hoje, o Linux está em quase todas as salas de servidores e datacenters do planeta. Se a pura saturação do Linux no mundo da TI não for suficiente para convencê-lo a aprender, vou te dar 6 motivos para começar a aprender Linux:
1 – O mundo adotou o Linux
Conhecer e ter experiência em Linux ainda faz seu currículo parecer incrível. As atividades de infraestrutura e de servidores do Linux estão mais quentes do que nunca. Parece que a computação em nuvem veio para ficar e, junto com ela, o Linux é tão relevante quanto antes! Além disso, os profissionais do Linux são muito bem pagos no mundo da TI.
2 – Seu bolso Agradece
É mais barato para aprender do que sistemas proprietários como o Windows ou MacOS. Uma das partes difíceis sobre aprender sistemas comerciais é o custo. Seja o hardware de rede, as licenças de servidor ou o tempo do servidor baseado na nuvem, quase sempre há um custo associado ao aprendizado prático. Com o Linux, tudo é gratuito e funciona bem em máquinas virtuais ou hardware antigo. “Eu não posso pagar” não é mais uma desculpa quando você está lidando com o Linux.
3 – Você pode deixá-lo com a sua cara
Se ele não se apresenta de um jeito que te agrade, você pode modificá-lo. Essa é uma reivindicação comum para todos os projetos de código aberto, e embora seja tecnicamente verdadeira, nem todos nós somos capazes de alterar o kernel do Linux para atender às nossas necessidades específicas. Felizmente, há muitas pessoas por aí que têm essa habilidade e estão quase sempre dispostas a compartilhar. Existem centenas de distribuições Linux por aí, todas projetadas para resolver a ‘agonia’ exclusiva de algum usuário.
4 – Você vai gostar tanto, que vai querer linux até no seu relógio
Você não precisa se tornar um fanático. Eu sou um grande apreciador da facilidade e do desempenho do Linux. Mas meu celular? É Android, embora já exista o Ubuntu Touch. Só porque você acha que o Linux é incrível, não significa que você tenha que se tornar o cara do Linux que espuma pela boca e se recusa a usar qualquer coisa além de produtos Open Source. De fato, isso realmente limita sua empregabilidade. Aprender Linux irá expandir sua mala de truques de TI, não limitá-lo.
5 – Não é difícil de aprender
Muitos dizem que Linux é muito difícil de aprender. Só que isso é mentira, não é nada difícil! Uma das razões pelas quais sou tão apaixonado pela educação em Linux é que isso intimida muitas pessoas. Eu fico muito puto com os usuários do Linux que perpetuam esse mito. O Linux é um pouco confuso no começo, mas depois que você se familiarizar com ele, descobrirá que não é tão assustador quanto parece. Se você já se interessou por Linux, ou apenas quer encontrar uma maneira de expandir suas habilidades tecnológica, comece a aprender Linux hoje mesmo!
6 – É mais seguro!
Não é mentira, o Linux realmente não pega vírus, isso ocorre basicamente por que o modo de instalação de pacotes e o gerenciamento de programas é diferente do Windows. Há uma pequena burocracia para instalação de novos aplicativos no Linux que vai desde o gerenciamento de dependências para executar um programa até permissões para executar comandos em modo administrador. Resumindo, é muito difícil (não impossível) distros linux serem infectadas por vírus de computador assim como em outros sistemas operacionais.